24 setembro 2008

Bulgária, Dia 2 - Roménia, Dia 1

Hoje passei grande parte do meu dia em Sófia... Hoje tinha ainda mais 3 reuniões, pelo que a viagem para Bucareste foi já ao entardecer. E nem mesmo no lusco-fusco consegui gostar desta cidade...

Ontem, nem cheguei a mostrar a minha mesa de cabeceira do hotel. Parecia mesmo uma daquelas máqunas codificadoras dos tempos da 2ª guerra ou da guerra fria. O engraçado é que funcionava mesmo. Tinha rádio, luz e alarme... A música que tocava era uns blues que parecia vir de um qualquer filme a preto e branco dos anos 50 ou 60...

Entretanto, durante o dia tive as minhas reuniões. Umas melhores, outras menos boas, mas é o normal nestas situações. Entretanto, tive um almoço irreal... numa barraca à beira da estrada. Parecia uma cantina de camionistas (e não sei se não seria algo muito semelhante). Entrei, e percebi que se podia comer ali porque via as pessoas a comer. Imaginem entrar num sítio destes de fatinho, mala e computador e ter toda a gente a olhar. E por toda a gente eu quero dizer 15 ou 20 homens de fato de macaco azul... Mas como vi que era uma mulher no balcão a atender e havia uma ou outra rapariga também lá dentro, achei que era minimamente seguro.
Acho que já sem espanto, não havia lista. Pareceu-me que a lista eram os papéis presos com um pionés numa cortiça por trás do balcão. Não percebo nada de círilico, mas como tinha números, penso que era o preço. E claro, nunguém fala inglês ali... então, fui à procura de um prato que me agradasse, apontei e fiz sinal que queria um...
Verdade seja dita que não estava nada mau, e não se come a este preço (€1,75) em lado nenhum!! Engraçado foi eu estar sentado, e vir um homem sentar-se na minha mesa sem problema nenhum, nem cumprimento, nem nada. Foi como se eu não existisse.

Aliás, simpatia foi algo que nunca encontrei nos búlgaros. Reforço o género. Principalmente nos taxistas. O que me levou ao aeroporto então... é uma história só para ele...

Bom, aqui fica mais um registo das paisagens que encontrei em Sófia. Em termos de comércio parece uma feira gigante...
Chegado ao Aeroporto Internacional de Sófia, precisei de ir à casa de banho.. Agora vejam como são as wc de um aeroporto internacional neste país... Preciso dizer mais alguma coisa??
Eu não quis mostrar aqui os urinóis para não ferir susceptibilidades!

Chegado a Bucareste, e fora o aeroporto ser a 25 Km do meu hotel, que é bem no centro de Bucareste, ficou para já a agradavel surpresa de parecer uma cidade muito agradavel, ao estilo de Praga ou Budapeste. Acho que entre estas duas.
Arejada, cuidada... Até agora, pelo que vi, gostei. amanhã vou andar um pouco a pé para ir para as reuniões (acho que são aqui ao pé do hotel...) e conhecer um pouco Bucareste.
E esta é a vista que tenho da minha janela. Nada mau hã?
Amanhã já regresso a Portugal, e à minha casa. Que saudades...

3 comentários:

Beltrão disse...

Eu bem te disse para ligares ao Miguel! ele dava-te a conhecer o lado bom da Bulgária!

Alexandr3 disse...

Sabes, eu pensei nisso, mas ia só estar uma noite, e estava tão cansado... Infelizmente só aqui para trabalhar mesmo. Mas tenho que dizer que admirio muito o Miguel por conseguir viver num país como a Bulgária...
Por mais "Levas" que se ganhem... É duro.

ana sofia santos disse...

gostei da mesa de cabeceira original, a colcha bem feiaaaaa.
o wc do mais modernaço que existe hehe