09 janeiro 2008

Mais proibições...

Hoje acordei com mais uma notícia para pôr este país a andar para a frente. Devagar, claro, mas para a frente..

Vai passar a ser proibido circular a mais de 30 (trinta - leram bem) Km/h nas localidades e centros de grande intensidade pedonal. É claro que à partida podemo-nos perguntar: O que é uma zona de grande intensidade pedonal?
Também não sei. Serão 10 pessoas por passeio? 15? Serão 5 pessoas a atravessar a rua ao mesmo tempo? Não faço ideia. Legislar o vago sempre me pareceu um engraçado desafio de lógica que permite que pessoas tão idóneas como os nossos governantes possam passar dias, horas e semanas a pensar que afinal trabalham!

Eu acho que consigo correr (por breves instantes, claro) a uma velocidade semelhante a esta, e por segundos sou capaz de dar luta.
De carro, espero não atropelar ninguém. Não ia suportar a imagem de ver alguém a amolgar-me o pára-choques e a rir-se de mim, em pé na estrada, com as calças sujas e possívelmente a gritar: "Faz-te homem!"
Tudo isto porque lamento profundamente que as comissões que se fartam de encher os bolsos à custa dos contribuintes porque passam muito tempo a estudar estes flagelos da sociedade continuam a achar que é a velocidade a única e principal responsavel dos acidentes rodoviários de que este país não se livra.

Por exemplo, é muito mais importante andar a 30 Km/h do que limpar a areia que quase todas as rotundas têm. «Areia? Somos um país à beira mar-planatado, é natural que haja areia nas estradas. Naturalíssimo. Escorrega? Paciência. Fosse mais devagar.» A 10 à hora, ninguem bate.

Pessoas ao telemovel? Cada vez mais. É com cada asneira que fazem as pessoas que guiam com o telemovel que até faz impressão. Solução? Andem mais devagar.

Velhotes a guiar? Até me faz impressão porque tento controlar-me nos insultos. Piscas (quando os usam) para um lado, mas vão para o outro. Mudanças de faixa sem ver nos espelhos.. Solução? Fazer asneiras devagarinho, para os outros carros terem tempo de evitá-los.

E o que dizer das pessoas que simplesmente não têm jeito para guiar? Há uma "mania" de que toda a gente pode tirar a carta quando nunca assim deveria ser. Eu não tenho jeito para tudo. Alguém tem? Então com tanta gente sem jeito para guiar, porque é que qualquer um pode ter?

O que vale é que a andar a 30Km/h, não vão haver mais acidentes. Nem atropelamentos. Nem nada. A guerra civil (fica sempre bem a um país de brandos costumes dizer que também tem a sua guerra civil...) vai acabar!

Sem comentários: