30 outubro 2008

Polónia, Dia 3

E ao terceiro dia... o SOL!

Hoje começou a chover bastante, mas antes de almoço já havia céu azul e SOL!!!
Fiquei contente. Não esteve frio nenhum mesmo, mas as pessoas continuam as mesmas pedras de gelo de sempre.
É incrível como este país tem pessoas tão frias, tão pouco simpáticas. Não há um sorriso numa loja, não há uma atenção (por exemplo segurar uma porta para alguem passar...), enfim...

Hoje depois da última reunião e mesmo antes de começar a anoitecer (eram aí umas 3 e meia da tarde) tive tempo de ir ver o Palácio da Cultura (o grande ícone arquitectonico de Varsóvia). É incrível que num edíficio tão imponente se tenham aproveitado da altura enorme que tem para o encherem de antenas parabólicas, de telemoveis... destruiram qualquer beleza que ali pudesse existir...

De resto esta viagem tem sido a que mais me tem obrigado a estar a trabalhar no hotel... Qualquer momentinho de pausa tem que ser aqui passado porque há tanta coisa a acontecer... mas tem sido bom.

Amanhã já vou regressar a casa. Estou cheio de saudades das minhas coisas. Não estou mal instalado, mas é nestas pequenas viagens que me começo a aperceber que se calhar, ser emigrante é muito mais dificil do que parece. Pelo menos no principio enquanto não se tem amigos...

Rui, por favor, não gastes um comentário a dizer "só não tens amigas porque não queres" ;)

Uma coisa que aprendi e não estava à espera aqui na Polónia é o custo de vida. Muito alto. Mais alto que em Portugal em várias coisas. Mais caras... Não percebo bem porquê...

Outra lição que aprendi aqui na Polónia, é que se não soubermos falar polaco, não devemos tentar interagir com os taxistas.
Na minha última reunião, vá se lá saber porquê, a pessoa com quem estive pediu para que chamassem um taxi e deu o seu nome. Polaco.
Quando o taxi chegou, tive de dizer o nome dele. Em polaco. Entrei e pedi para irmos para Nowy Swyat. Já com o sotaque que já tinha ouvido, por isso, podia se passar por um nativo.
E pronto.. o taxista pôs-se a falar comigo... Fiz como nos filmes e ia respondendo "Tak...tak" (Sim,sim) até que a determinada altura ele virou-se para trás e fez me uma pergunta... e aí eu disse, meio envergonhado "Sorry. I don't speak Polish". ele disse mais não sei o quê, e pronto. Não voltou a abrir a boca...

Não faço ideia, nem nunca saberei que conversa se fez naquele carro. Não faço ideia ao que disse que sim... e não volto a fazer esta brincadeira.

São nove horas aqui. Deve estar tudo a sair das discotecas e eu ainda nem jantei!

Sem comentários: