09 outubro 2008

Bélgica, Dia 2

Hoje, Bruxelas.

Bruxelas...

Bruxelas é uma cidade que estava marcada na minha vida desde a infância. Por duas razões.

Pelas couves e pelo Atomium.

As couves, são aqueles repolhos mirrados com um sabor que ainda hoje não me agrada muito e que em criança eu tinha de enrolar no guardanapo e deitar fora quando a minha mãe não via. E não vi nenhuma. E ainda procurei nos cruzamentos se havia alguma coisa plantada.. é que como em Portugal, por exemplo na Cril, usa-se a terra dos cruzamentos para se plantar vegetais, podia ser que aqui fizessem o mesmo, mas não... estranho!

O Atomium foi um monumento (não sei se poderei chamar assim...) que eu vi numa foto de uma viagem dos meus pais a Bruxelas, devia ter aí uns 6 ou 7 anos. E quando vi, nessa altura... foi amor à primeira vista. Portanto, posso dizer que há mais de 20 anos que queria ver ao vivo esta obra de arte.
Então hoje, decidi que não ia haver impossíveis que me impedissem de cumprir um sonho. Isto até deve estar a parecer meio piegas (Vá lá Beltras, dá me algum espaço aqui...), mas foi mesmo o cumprir de um sonho. É que não há assim tantas coisas que eu queira mesmo. Que me seduzam, que me entusiasmem.. E estar aqui, saber que podia visitar algo que me dizia tanto foi mesmo um privilégio.

O dia correu-me bem. Não podia ser de outra forma. Logo de manhã um email profissional muito auspicioso e a primeira reunião do dia, em português com uma portuguesa. Então correu tudo melhor ainda... Depois há tarde mais reuniões e o passeio.. para ver o Atomium...

Bruxelas em si é uma cidade sem grande apelo. Não há nada que a distinga das outras fora o que foi dito. De certa forma foi a cidade mais parecida com Lisboa que visitei nas minhas viagens. Não sei porquê a comparação, mas há qualquer coisa de semelhante...
Mas temos as muitas brasseries com as suas esplanadas ao estilo francês com as cadeiras em palhinha... Coisas arranjadas, claro. Mas com demasiados árabes para o meu gosto...

E Bruxelas foi isto. amanhã, ainda tenho reuniões e depois a meio da tarde regresso a Lisboa. Passou depressa esta semana...

Não se esqueçam disto:
É LINDO!!

4 comentários:

ana sofia santos disse...

não tem nada a ver com o post, mas no outro dia queixavas-te de ter visto algo alusivo ao natal. só pra registar ontem vi na amadora iluminações já de natal :)

Alexandr3 disse...

se calhar já as deixaram lá de um ano para o outro para poupar nos trabalhadores do monta/desmonta!

Beltrão disse...

Não me digas que não falaste do Manneken Pis e nem foste beber uma cervejeca à Grand Place... andas a perder qualidades! quanto ao Atomium sim que é bonito! (tás a ver como não gozei contigo!!)

Alexandr3 disse...

Bebi uma Stella Artois ;)Mas não foi na Grand Place!
Quanto ao puto mijão... epá.. não me diz muito, confesso!