07 outubro 2008

Holanda, Dia 1

Hoje cheguei a um país que há muito gostava de conhecer. A Holanda.
Vim parar a Amsterdão com viagem antes das 8 da manhã para poder "cedo erguer" e agora estar a cair para o lado... Como contava passar pelas brasas durante o vôo, não me preocupei muito, mas a verdade é que não fui eu que passei pelas brasas, mas sim as brasas que passaram por mim. Eu explico:
Não sei quem faz a programação da TAP tv, mas pôrem desfiles de Victoria Secret e outros de lingerie a passar enquanto não vem a "refeição" não ajuda a quem quer dar um bocadinho mais de descanso ao corpo. Por outro lado o vôo foi tão turbulento que por sorte não entornei o sumo todo em cima de mim, o que significa que dormir, foi mesmo, mentira.

Depois de chegar confesso que já sentia saudades de ir para um "estrangeiro" assim organizadinho. Bem compostinho. Com as coisinhas todas explicadas e bem indicadas. Não é que eu perceba mais holandês do que búlgaro, mas lá que há diferenças, lá isso há!
Era assim que imaginava Amsterdão. Bonito!

O meu hotel fica mesmo no centro de Amsterdão, o que foi óptimo para depois da reunião ir dar umas senhoras voltas. Amsterdão é em 90% o que eu pensava que era, mas os restantes 10% são ainda melhores. É engraçado ver mais bicicletas que carros e não estar no oriente. Ou ver raparigas de mini saia e saltos altos a andar de bicicleta com mais elegância que o Sérgio Paulinho.
As quantidades de bicicletas são inacreditaveis. Há parques de estacionamento só para elas.

Passei pelos sítios obrigatórios, i.e., coffee-shops e red light district. Honestamente, era o que estava à espera, pelo que a falta de surpresa, às vezes leva à desilusão. Mas é uma desilusão injusta.

Nas coffee-shops, o aroma a erva e o aspecto de quem lá estava não me convidava a entrar... Nas montras, nada me convidava a entrar. Eu penso que é natural que a prostituição seja legal aqui na Holanda... É que com as mulheres que andam pelas ruas, quem é que se vai enfiar numa montra??? Por isso pensaram.. "Vamos lá deixá-las fazer o que querem, que no fim de contas ninguém lhes pega...
No Red Light District, até os patos e os cisnes gostam de ver o que lá se passa...

Bom, de resto, Amsterdão é uma cidade cheia, cheia de gente e 90% das pessoas têm menos de 35 anos. É extraordinariamente jovem!! Pelo menos foi a impressão que tive das ruas por onde andei.

Hoje acho vou ficar pelo hotel, porque está a chover e porque amanhã logo de manhãzinha parto de comboio para Haia. Mas à tarde vou ter com a minha amiga Vera para me mostrar os cantos escondidos de Amsterdão que valham a pena ver!

Mas a tradição ainda é o que era... Canequinha de cerveja para apreciar a cidade!

2 comentários:

Beltrão disse...

Acho que tens bastante razão naquilo que escreves mas eu acrecentaria outra coisa. Amesterdão é muito bonito mas ainda seria mais se não houvesse esse turismo de Coffe Shops e Red Light... mas por outro lado já não seria Amesterdão....

Alexandr3 disse...

Pois.. Faz parte.. :)