22 março 2006

Pub Paradoxo

Desde à muito tempo que a publicidade faz uso de caras conhecidas para melhor vender o produto publicitado. Pessoalmente não é isto que me perturba.

O que eu de facto não compreendo é o porquê de se fazer isto e acompanhar com uma legenda com o nome da tal "celebridade".
Actualmente vejo três exemplos fáceis de encontra em qualquer mupi que explicam o que digo:

Sagres Chopp - Ivete Sangalo
Throttleman - Aline Moraes
Luta contra o Cancro da Mama - Fernanda Tavares

Mas com regularidade há mais.

Afinal o que não percebo? É simples. É este paradoxo que existe.

Se se utiliza alguém conhecido para fazer uma campanha, é exactamente porque essa pessoa é conhecida, certo? Então para quê carregar a publicidade com o nome (e às vezes profissão) dessa mesma celebridade? Das duas uma... ou ela é conhecida, serve a publicidade e não precisa de lá ter o nome, ou se precisa de ter o nome, não deve ser assim tão conhecida que traga alguma vantagem ao produto anunciado.

Não é estranho?

O exemplo que aqui pus da Sagres Chopp é isso mesmo. Usaram a Ivete porquê? Não há de ser por ser bonita, mas por ser famosa. Mas se é famosa, para que é que insistem em dizer quem é? Ser se "famosa" não é o facto de toda a gente saber quem é?

Somos assim tão burros?

3 comentários:

LAD disse...

Deve ser para os tótós mais distraidos...
Esta é uma cerveja que não vou pedir pelo ridiculo do nome.
Em vez do habitual:
"Sr. Jaime, dê-me uma Sagres se faz favor!"
Teria que falar com sotaque brasileiro:
"Áí sô Jáimi, pega uma Sagres Chopp prá mim!"
Hmmm... é gostosa por djimais..."

O Meu Outro Eu Está a Dançar disse...

ahahah!

Joana Saramago disse...

Essa campanha assim como a da Boémia é claramente dirigida às massas brasileiras que estão em portugal.
E nem toda a gente conhece as caras... Eu sei que a Ivete Sangalo é uma brasileira que canta umas coisas horriveis. Mas não lhe conhecia a cara.. Se não visse a legenda eu fica a a pensar que era só mais uma rapariga bonita a segurar na garrafa. Mas sabendo que é a cantora brasileira que vende milhões já vejo a campanha com outros olhos.
Imagina que tu e os teus colegas "emprestam" as caras para um spot publicitário qq. De certeza que vão querer que lá apareça nem que seja em rodapé o vosso nome não vá alguem achar piada, querer os vossos serviços e não saber sequer o que vos chamar...
A Ivete Sangalo é uma empresa que tem que tirar proveito das vendas da Sagres tb..