20 março 2006

Meu Rico Portugal

Vi ontem no telejornal que os casos de corrupção nos exames para atribuição de carta de condução não param de aumentar. Até aqui "tudo bem" ou não estivéssemos nós em Portugal, mas o que eu acho engraçado nisto tudo é que no país Europeu com mais alta taxa de sinistralidade rodoviária continue a circular pelas nossas estradas pessoas que não deveriam ter carta.

É claro que é conveniente continuar a dizer-se que é a velocidade que causa os acidentes (já falei neste blog sobre isso) e não o facto de pura e simplesmente não se saber guiar. É engraçado como em todos os aspectos da nossa vida o facto de não conseguirmos realizar determinada tarefa nos "elimina" da mesma, menos na condução.

Se um jogador de futebol nao jogar bem, sai da equipa.
Se um administrador não gerir bem, é dispensado.
Se um cozinheiro não cozinhar bem, passa a cozinhar só para ele.
Et Caetera.

Ora na condução isso não acontece. Na condução, mesmo que não saibamos conduzir podemos conduzir sempre. Pondo em risco não só a nossa vida como a dos outros. Mas a vida de alguém é pouco importante, parece-me.

Quando há acidentes, alguém verifica a habilidade que alguém tem para conduzir? Alguém sabe de que forma os intervenientes obtiveram a carta? Claro que não. Desde que não venham em excesso de velocidade, tudo o resto é possível.

PS: Esta semana mais um idoso esteve a conduzir em contra-mão na auto estrada, desta vez na A8 que frequento semanalmente. Não estou a dizer isto por causa do que escrevi em cima, mas antes para dizer que fiquei a saber que os valores da coima a pagar para alguém que circulou em contramão numa autoestrada (e neste caso causou vários acidentes com feridos) são os mesmos que os de não ter feito a Inspecção Periódica Obrigatória: 250 a 1250 euros.
Ainda bem que pelo menos eu, quando paguei os €250 por terem passado 4 dias da minha IPO não feri ninguém.

2 comentários:

Cheila Costa disse...

É verdade, é uma pena que hoje em dia não se conduza sem estar sempre com receio de que venham contra nós, ou que não estejam a olhar para os espelhos quando mudam de faixa. Sim porque à por aí muito boa gente que não sabe o porquê do seu carro ter dois espelhos exteriores.

Boa sorte a todos os que andam na estrada...

Anónimo disse...

à duas semanas atrás vi-me numa situção muito critica: eu a desacer descansadamente a calçada de carriche e um taxista, com passageiros, a subir precisamente na mesma faixa que eu a da esquerda, por sorte eram 21horas, havia pouco trânsito, e nada aconteceu...