07 março 2006

Olfacto

A primeira vez que me lembro de estar interessado num cheiro devia ter cerca de 12/13 anos. Foi por esta altura que li "A Insustentavel Leveza do Ser" de Milan Kundera. A sensação do cheiro a sexo tão presente em toda a história deixava-me a viajar em como seria tal odor...

O cheiro é um dos componentes mais importantes numa relação (e também em toda a vida) e não é por acaso que se estuda a importância das ferormonas e na implicação que estas têm na nossa vida sexual. O cheiro da pele de outra pessoa, o cheiro dos fluidos, o cheiro do cabelo, todos estes cheiros se juntam para nos sentirmos mais ou menos atraídos.

O olfacto tem uma importância maior do que a que normalmente se pensa. Para o dia-a-dia de facto tem uma importância relativa, mas numa relação de atracção entre pessoas é tão importante como a visão ou o tacto. Se não for ainda mais importante...

Sinto o cheiro cada vez mais na minha vida, porque os aromas que passam por mim fazem me lembrar coisas, lugares, sensações. Despertam a minha memória, qual cão a farejar por onde passa. É bom poder cheirar e é melhor ainda poder relacionar e relembrar os cheiros. Vivê-los.

1 comentário:

O Meu Outro Eu Está a Dançar disse...

um amigo doutro amigo contou ao último que me contou a mim que viu um documentário onde tapavam os olhos a senhoras e deixavam-nas cheirar alguns homens.. depois, punham os homens à vista e elas diziam os que as atraíam mais... e coincidia com os cheiros preferidos delas enquanto tinham os olhos tapados...
por isso agora acredito que há quem goste mesmo deles a cheirar a cavalo. eu não chego a tanto mas também não acho muita graça aos que tomam banho em perfume. seja pathouli ou chanel...
o meu pai insistiu sempre em dar o chanel nº5 à minha mãe em todos os eventos em que era forçado a dar-lhe qualquer coisa... a minha mãe nunca o pôs... e agora estão divorciados!
ah! e um peculiar amigo meu gosta de cheirar os puns debaixo do edredon! ...e esta, hein?