14 julho 2008

Echochrome

Eu gosto de jogar PS3 de vez em quando. Uma horinha ou hora e meia consoante o que há para fazer e no sábado de manhã acordei e liguei-me. Fui ver a Playstation Store (funciona, para quem não sabe, como uma loja virtual) e em destaque estava um jogo de que já muito tinha ouvido falar mas que não compreendia, nem sabia bem o que era. Conhecia o nome...

Como nem era caro €9,99 e queria experimentar comprar um jogo pela Store, comprei.

Foi bom porque não tinha expectativas nenhumas e o jogo surpreendeu-me de uma forma grandiosa.

Numa altura em que os jogos demoram anos a ser feitos para aprimorar todos os gráficos, sons, luzes, motor de jogo, etc, este jogo, Echochrome é a coisa mais simples que possam imaginar. Tem uma simplicidade ao nível de um tetris. Por isso fascinou-me.

Sim, isto é um nível do jogo...

Eu gosto de puzzles e jogos que nos fazem pensar e este é isso mesmo. Mas de uma forma diferente. Só experimentando.

Imaginem um jogo todo a preto e branco (não é cinzento... é mesmo só duas cores), em que os menus dão nos três opções: Aleatório, Atelier e.. "Etc". Etc, mesmo. Achei fabuloso este pormenor do et caetera.

Depois o jogo começa com uma voz feminina meio "espacial", daquelas que se ouvem nos filmes "Tempo para autodestruição da nave: T menos quatro minutos..", a explicar as regras muito especiais deste mundo. Um mundo inspirado nas obra de M.C.Escher e onde o que nós vemos é o que é real. Ou seja se num determinado ângulo vemos que o caminho não tem passagem, se virarmos o puzzle para deixarmos de ver essa falha (com ilusões de optica) ela deixa de existir.

O objectivo do jogo é simples. Fazer com que um manequim que por lá anda consiga ir ter com os seus ecos. E para isso temos que rodar o puzzle para atraves das tais ilusões de optica ele consiga chegar ao seu objectivo. É tão simples que é complicado explicar.

Por fim, e a acompanhar a simplicidade, o jogo tem como banda sonora música clássica. Os violinos, viola e violoncelo ajudam a concentrar e a esforçar-mo-nos por resolver os puzzles. Estou honestamente comovido com o jogo. Porque numa época em que tudo tem que ser complicado e cheio de "regras", este jogo é uma lufada de ar fresco mostrando que a criatividade será sempre infinita.

Experimentem jogar! Se gostarem de coisas simples...

4 comentários:

LAD disse...

há para PSP?
parece fixe....

Alexandr3 disse...

Sim, há para PSP! Mas acho que é só por download!

Beltrão disse...

Vê lá é se dá para passares para outras PS3!!!

Alexandr3 disse...

Não dá não.. já vi isso...