18 novembro 2006

Piscas

Começou a época das chuvas e dos nevoeiros, começaram as burrices e inconsciências ao volante.

Durante esta semana que passou, já passei por uma ou duas situações de visibilidade quase nula devido à chuva torrencial. E vejo vários carros com os 4 piscas (ou piscas de emergência) ligados a circular. Será que estes senhores/as não sabem que os piscas são para emergências e não para situações de visibilidade reduzida? Não aprendem isso no código? Ou só lá vão mesmo assinar o livro de ponto?

Estar a conduzir sem ver quase nada, e ter carros à frente com os 4 piscas ligados conduz a situações perigosas. Primeiro, nunca se sabe quando vão mudar de faixa ou de direcção, e segundo e mais importante, não se sabe se estão ou não parados, nem se os carros à sua frente estão também parados.

Quando vemos situações de perigo na auto estrada em que de repente o trânsito está parado e vemos à nossa frente carros com os piscas ligados para avisar que ali há algo anormal, o que fazemos? Travamos, claro. E se com chuva intensa virmos os mesmos piscas? Também travamos! Com a agravante de estarmos com um piso encharcado e de não sabermos se os carros atrás percebem a "gracinha", e de afinal ser só alguém que não sabe utilizar os instrumentos do seu carro.

Parece que como não usam os piscas no dia a dia para sinalizar as mudanças de direcção, vingam-se na chuva para pôr as luzinhas a mexer...

Não podem apenas usar a luz de nevoeiro a.k.a. luz de visibildade reduzida? Mas só quando for preciso. Se começar a chover um pouco não é preciso ligar logo. Essa luz também não se chama luz para quando está a chover....

2 comentários:

Carocha disse...

Alô alô! Obrigada pela visita, ainda que "curta e grossa" ao meu canto!
Bem escrito, apesar das correcções que anonimamente lhe efectuaram no post abaixo e as quais não vou comentar, mas que li com sorriso amarelo-mais-amarelo-não é! E bem visto tb! :)

Carocha disse...

Correcção: Onde se le não é, deve ler-se não há lolol