17 novembro 2006

A gente? E nós?...

Hoje, numa manifestação de professores o grito de ordem era: "Ministra aprende, a gente não se rende"

Ora quando temos 3 mil professores a dizer "a gente" que futuro podemos querer para os jovens em idade escolar?

6 comentários:

Anónimo disse...

Não vá o sapateiro além da chinela. Com que então não se pode dizer "a gente não se rende"?! Só visto! Há gente que sempre acaba por perder uma oportunidade de estar calada. É tão correcto usarmos "a gente" como os franceses o "on". Não se fale daquilo que não se sabe pois acaba por sair disparate. Também deves ser amigo da Maria de Lurdes Rodrigues.

Anónimo disse...

Faltou acrescentar que uma pessoa que coloca as vígulas daquela maneira no post 7% está completamente apta a dar lições aos professores. Colocar uma vírgula antes da conjunção causal "porque" e uma outra antes da conjunção coordenativa copulativa "e" é que é escrever bom português? E, depois, ainda vens pretender corrigir os outros. Que triste figura!

Alexandr3 disse...

Meu caro (professor?) anónimo...

Antes de mais um grande obrigado pelas suas correções à minha escrita. Como pode ver já fui ao post corrigir. É que eu gosto de aprender, e todas os conselhos são valiosos.
Se ler mais do que 2 ou 3 posts aqui, pode verificar que várias vezes faço mea culpa assumindo que não sei escrever como gostaria, mas isso não me impede de ter ideias e de as querer mostrar. Foi apenas o que fiz.

Quanto à sua relação entre o "a gente" e o "on" francês, acho pouco correta, mas mesmo que fosse, explique-me então "sôtor" porque é que o "a gente" que substitui o "nós" (até aqui estou certo não estou?) é depois conjugado com a 3ª pessoa do singular e não com a 1ª do plural? Assumo a minha estupidez.

E já agora para finalizar, volte mais vezes. Mas diga quem é porque os anónimos são como os chapéus.. há muitos.

Anónimo disse...

Sinceramente, não gostei nada da forma como abordou o tema. Tentou, mal, achincalhar os professores em geral ao afirmar que os nossos filhos estão entregues a pessoas mal formadas. Isso não é verdade. Pelo menos todas as 3 mil que lá estavam e que gritavam em uníssono. Quanto ao assunto principal, pergunto-lhe se se dissesse "a nossa malta" em vez de "a gente", como ficaria a frase? Também não se pode empregar esta expressão? "A nossa malta" também não significa "nós", "a gente"? Pois bem, "a gente", "o grupo", "a malta", etc., vai dar tudo ao mesmo. Se os nossos grandes escritores usaram e usam "a gente" por que (por qual) razão não poderemos nós usá-la? Se a comparação com o "on" francês não é correcta, então, diga lá porquê? É precisamente a mesma coisa. Tem mérito quando reconhece que errou e fez a devida correcção. Isso é uma virtude. Somou pontos. Finalmente, um pedido: não queira também bater nos professores. De repente, passaram a ser os maus da fita deste país e não o são. Abraço

Anónimo disse...

Uma visita a "http://ciberduvidas.sapo.pt/php/resposta.php?id=12383&palavras=a+gente" do site Ciberdúvidas da Língua Portuguesa pode ser de bastante utilidade.

Alexandr3 disse...

Caro ferreira, é o anónimo? Se sim, para mim também somou pontos. Não gosto mesmo nada de trocar pontos de vista com quem não se assume como alguém identificavel!!

Eu não quis de forma alguma achincalhar os professores. Digamos que foi um dano colateral. Já há muito tempo que era para escrever um post sobre o "nós" e o " agente" e quando vi isso, pensei em fazê-lo nesta altura.

A mim o que me incomoda verdadeiramente é esta expressão. "A gente vai" "A gente faz". Acho que esta mole humana que me perturba fazendo com que eu deixe de entender o porquê de não se utilizar "nós vamos" "nós fazemos", só isso.

Provavelmente é correcto utilizar-se "a gente" mas cai tão mal...

Cumprimentos