06 fevereiro 2006

Proteger e Servir

No sábado fui multado em 250 euros.

Não estava em excesso de velocidade.
Não estava alcoolizado.

Não estava mal estacionado.

Não resisti a detenção.
Não agredi agentes da autoridade.

Mandaram-me parar na auto-estrada.

Antes mesmo de entregar os meus documentos, já o simpático agente da BT me pedia os papéis da inspecção. Eficiente!
Parece que um carro com 4 anos é um perigo estar a circular. Como no sábado tinham passado 4 dias do limite legal para a inspecção (pagar mais x euros para dizerem que o carro está bom...)estar feita, os simpáticos agentes autuaram-me em 250 euros. Coisa pouca para delito tão grave.

Em 8 anos que conduzo apanhei três multas de estacionamento no meu primeiro ano com carro. Neste segundo carro nem uma multa de estacionamento tive.

Estive a fazer um pequeno levantamento sobre outros valores deste nosso justo código da estrada, e descobri que (fala-se tanto de que a velocidade é a grande causadora dos acidentes em Portugal (já escrevi sobre isto...)) se fosse apanhado a 150 pagaria apenas 60 euros e apanhado a 180, pagaria 120. A mais de 180 km/h, pagaria 240, ainda assim inferior aos 250.

Não estou com tudo isto a dizer que não deveria ter sido multado. Claro que devia porque estava em falta. O que me revolta é o valor exagerado desta coima. Não há ligação entre o delito e a coima aplicada. É isso que me revolta por dentro e me faz ter cada vez mais asco do país em que infelizmente nasci.

2 comentários:

iris disse...

Vê o lado positivo, se fosses a 150/h, pagarias 60 euros mais os 250 por não ter ido a inspecção... para não recordar que já podemos ser multados se assoarmos o nariz!É considerado como condução de alto risco.

ana sofia santos disse...

secalhar se fosses apanhado em execesso de velocidade nao se lembravam da inspecçao...nem sabia k era uma das coisas k pediam assim com frequencia