06 fevereiro 2006

Caricaturas

Tem-se falado muito nos ataques (mais uns) dos muçulmanos a ocidentais.
Estes últimos provocados pelas caricaturas publicadas por um jornal dinamarquês em Setembro do ano passado.

De facto, julgo que o mundo muçulmano tem razão em se sentir ofendido com o sucedido, e deveria ter preotestado.
A liberdade de cada um termina onde começa a liberdade dos outros.
Se os muçulmanos não permitem que se façam caricaturas do seu Deus e Profeta (nem sequer o podem representar figurativamente) nós - ocidentais - enquanto povo avançado e civilizado que somos deveríamos simplesmente ter pedido desculpas e prometer que tal não viria a repetir.

O problema é que no mundo ocidental a religião é mal vista, e mal tratada daí que se caia na tentação de julgar que toda a gente é assim. Mas tal como uma manifestante muçulmana dizia ontem na televisão, os ocidentais não compreendem que o mundo muçulmano viva a religião todos os dias...

Mas isto devia ter acabado aqui.
Ao atacarem alvos ocidentais como as embaixadas e consulados Dinamarqueses (e julgo que consulados franceses), os árabes perderam toda a razão que tinham nesta quezília.
Demonstraram uma vez mais que são um povo atrasado e que não consegue resolver qualquer assunto que nao seja a destruir o que quer que seja.

É para mim grave, que dia após dia o mundo esteja cada vez mais separado, e onde os extremos se afastam cada vez mais. Pessoalmente receio muito do que está a passar daquele lado do mundo. É natural que não demos a devida atenção, afinal estão a vários milhares de quilómetros.. mas o governo Palestiniano governado pelo Hamas, e aquilo que se pode passar no Irão, são motivos de sobra para estarmos preocupados. Pelo menos eu estou.

2 comentários:

Anónimo disse...

Caricaturas são o que são, e valem o que valem. cada um tem uma interpretação, conforme o seu gosto e ou cultura. Mas não há duvidas eles são realmente um povo atrasado. Ex e-mail que te enviei de uma criança a ser castigada, por ter roubado um pão, quando tinha fome....

Alexandr3 disse...

Que são um povo completamente atrasado toda a gente sabe. No entanto isso não nos dá direito de gozar com eles por isso. Assim como eles não têm o direito de se manifestar violentamente como o têm feito.