13 agosto 2005

Infectados


Não vou começar este post com o cliché "os telemóveis estão cada vez mais na nossa vida".
Não.

Queria apenas fazer uma breve explicação sobre um assunto com o qual quase toda a gente tomou conhecimento: Os vírus nos telemoveis.
É preciso saber que não são todos os telemoveis que estão sujeitos a este tipo de maldade. Apenas os telemoveis que têm sistema operativo Symbian.
Agora talvez os tenha confundido... Estes telemoveis são na sua grande maioria os Nokia, como o 7650, o 6600, o 6630/80.... Os que têm menus como o da imagem! Já sabem? Ok!

O Symbian é um sistema operativo como o Windows, ou como o Linux.. mas é para telemoveis e desenvolvido por um consórcio entre várias marcas. A Nokia, a Sony Ericsson, a Motorola, a Samsung são algumas delas. Esse sistema caracteriza-se por ser (tal como o Windows, MacOS etc) por ser um sistema aberto, ou seja, um sistema que permite a instalação de novas aplicações. É por isso que os telemoveis com este sistema operativo (aberto) são chamados de smartphones. E são estes smartphones os que estão vulneráveis aos vírus.

Mas nada de alarme.

Vamos aos factos:
  • Ninguém nos pode enviar um vírus se nós não o permitirmos.
  • Nenhum vírus inutiliza o telefone. Pode torná-lo extremamente instável e impedir que uma série de funções sejam executadas. Nesse caso, bastará formatar o telefone.
  • Os vírus de que se ouve falar não estão "por aí", como na internet. Eles não estão na rede, à espera de encontrar hospedeiro. Só são passados de telefone para telefone.
  • Não instalem software crackado. Muitas vezes é através destes softwares que vêm os vírus disfarçados.
  • Quando recebemos um vírus, por bluetooth, lembrem-se que temos que dizer que sim três vezes até ficarmos infectados. 3 vezes para dizer que não. Se estiverem num centro comercial e receberem uma mensagem por bluetooth, e esta for um vírus, basta que quando a instalação começar, a cancelem.

Espero que ajude!

Sem comentários: