16 março 2009

Ucrânia, dia 1

Hoje voltei a viajar. Um país novo.

Cheguei à Ucrânia, mais precisamente a Kiev, ou Kyiv, na língua local. Gostava de aqui escrever em círilico, mas paciência.
Foi um dia a viajar que isto ainda é longe... É agora o local mais a Oriente que já estive.

Tinha começado tudo bem, mas não acabou da mesma forma. Com tantas viagens alguma vez tinha de acontecer e, hoje, pela primeira vez na vida tive uma mala perdida. Filhos da mãe dos franceses que não posso com eles nem um bocadinho.
Fiz escala em Paris, e lá ficou a mala... como amanhã regresso a Lisboa, já nem mandei entregar a mala no hotel. Fica no aeroporto "e à volta" levo-a.

Kiev está me a surpreender. Muito mesmo. Pensei que fosse encontrar uma cidade tipo Sófia, mas nada disso. É uma cidade bastante moderna, com prédios novos, outros em construção, mas sente-se principalmente que é uma cidade e um país em crescimento.
Sentimo-nos muito mais na Europa e na União Europeia aqui do que, por exemplo, lá está... em Sófia.

Sim, Sófia continua a ser a minha cidade Nemesis....

Mas Kiev, tem também desvantagens.. as pessoas são como o clima.. Geladas..
Mas tentam ser simpáticas com os estrangeiros. E falam mais inglês do que é habitual... Afinal não estava habituado a ter um condutor de taxi a saber dizer mais do que "abanar com a cabeça".

Aqui os taxis são giros... Não precisam obrigatoriamente de dizer "Taxi", nem têm taximetro. Levantamos o braço, que algum há de parar, e depois é negociar a bandeirada! Sem espinhas!
A viagem do Aeroporto até ao hotel demorou 45 minutos onde 15 deles foram numa auto-estrada com 5 faixas em cada sentido. E se pensam que os ucranianos são sub-desenvolvidos... eles aqui têm um limite de 130 km/h de velocidade maxima.. e de 70 como mínima nas auto estradas...

Finalmente, deixo-vos aqui uma imagem de Kiev. Não é minha, porque já cheguei ao anoitecer, mas amanhã ponho fotos mesmo tiradas por mim.

Sem comentários: