20 junho 2008

Euro 2008 - o meu olhar

Durou 12 dias.
Desta vez acabou muito cedo.
Estou desanimado, mas não estou triste. Acho que saímos de cabeça erguida. Sem murros em árbitros. É sempre positivo.

Durante todo o Europeu não quis aqui deixar nenhuma opinião, porque já estava farto de ver tudo o que era media a falar exaustivamente das cuecas que os jogadores usam nos dias dos jogos e na cor dos chinelos de quarto no dia antes de cada embate. Deve ser divertido ser se um jornalista que acompanha a selecção e ter de utilizar as suas capacidades intelectuais nestas coisas interessantíssimas.

Mas agora que acabou vou dizer o que me pareceu cada um dos nossos vinte e três.

Ricardo: Não devia ter sido titular, mas a lesão do Quim empurrou-o. Nunca deu segurança à defesa. Não o culpo a 100% da nossa eliminação, mas quase. Mas culpar não é crucificar. Não me esqueço da alegria que me deu quando sem luvas defendeu um penalty na Luz. Não podemos ser ingratos.

Paulo Ferreira: Uma vez mais para esquecer. Tudo bem que ele não é Defesa Esquerdo de raíz, mas porra. É uma nódoa. Não ataca e não defende... Porque não o Caneira??

Bruno Alves: Um jogo que não deu para ver nada

Bosingwa: A confirmação de que é um bom jogador. Não foi sempre brilhante, mas esteve bem.

Fernando Meira: Actuou sempre bem quando jogou.

Raul Meireles: Entrou em grande no campeonato, mas ainda não o vejo como jogador de selecção.

Ronaldo: A nossa maior desilusão. Não me interessa o quanto os media o endeusam e lhe dizem que é o maior do mundo. Eu gostei muito da época dele, mas... o melhor jogador tem que ser o melhor em tudo. E ele simplesmente não foi.

Petit: Sempre aquela raça. Luta como se não houvesse amanhã. Às vezes as coisas saem melhor que outras...

Hugo Almeida: Sem tempo para o que quer que seja.

João Moutinho: Excelente no primeiro jogo, bom no segundo, no terceiro saíu por lesão. Dada a idade e atitude demonstrada vai ser (já é!) um grande jogador.

Simão: Esteve ao seu nível, ou seja bom. Sem ser brilhante foi uma força para a equipa.

Miguel: Já não é o Miguel do Benfica. Cansado, já vai sendo dificil jogar, especialmente com a concorrência que existe.

Jorge Ribeiro: Lá jogou. Fez o que pôde.

Pepe: Uma surpresa muito agradavel. Isto sim é um emigrante. Alguém que se quer integrar na comunidade que o acolheu. Atitude irrepreensível, golo e garra. Parabéns.

Ricardo Carvalho: Também esteve ao seu nível, dando segurança, sem ser brilhante.

Quaresma: Talvez o mais injustiçado. Não estava no pico de forma e o jogo com a Suíça demonstrou que continua a querer jogar bonito mais do que jogar bem. Mas devia ter tido mais tempo de jogo.

Miguel Veloso: Nem se deu por ele.

Nani: no primeiro jogo não entrou bem, mas neste segundo sempre deu para dar algumas esperanças.

Deco: O melhor jogador português do Europeu. Sempre em crescendo levou a equipa às costas. Continua a ser um grande jogador.

Nuno Gomes: Ao contrário do que se pensou, o Nuno esteve em boa forma no Europeu. Várias bolas ao poste (eu sei qúe só contam as que entram, mas mesmo asssim...) e um golo também de esperança. Cumpriu.

Hélder Postiga: Eu gosto muito deste jogador, e acho que o SCP fez muito bem em comprá-lo. Sempre muito activo e oportunista. Não marcou mais porque não calhou.

E foi isto. Daqui a 2 anos espero que a selecção esteja na África do Sul mas para fazer melhor. Veremos como as coisas estão nessa altura, porque se em duas semanas tanta coisa muda, fará em dois anos!

Força Portugal.
Mas agora, vou apoiar a Espanha!

1 comentário:

ana sofia santos disse...

digamos que ate o pepe mexeu os lábios durante o hino nacional, é de louvar o esforço.
Espanha teve bem ontem, os italianos pareciam os alemães só cacetada