19 setembro 2005

O crítico de cinema


Há profissões duras e outra que não sendo moles, são seguramente "menos duras".

Uma dessas profissões é a de 'crítico de cinema' e segundo o que vejo e leio, não sei se é ou não uma das tais profissões duras. É certamente uma profissão muito injustiçada, pois não é a facilidade que se imagina.

Um 'crítico de cinema' não é uma daquelas profissões que se responde por anúncio de jornal. Não aparece assim do nada. E portanto parte se do princípio que quem a exerce é por gostar do que faz (ou do que em teoria faz).
No entanto, parece me que é a profissão com a maior armadilha de todas.

É no minímo estranho que quem seja crítico de cinema, seja aparentemente por castigo, pois só isso justifica que para estes críticos todos os filmes sejam uma merda.
Ao ver as críticas que eles fazem aos filmes, 95% dizem "sofrível" ou "a evitar" e outros adejctivos semelhantes. O que prova que eles não gostam do que vêm. E acontecendo isto com a maioria dos filmes, é de certeza uma grande tortura para todos estes críticos terem que ver filmes tão maus. E tantos.

Assim fico a pensar como é que uma profissão que se abraça voluntariamente pode se tornar numa obrigação dolorosa e cansativa.

Bolas...

1 comentário:

Joana Saramago disse...

podes ir ver www.noite-americana.blogspot.com
adoro esse blog.