04 dezembro 2005

Exorcismo para crianças

Independentemente dos gostos, há uma coisa neste filme que não compreendo de todo, e parece que não incomoda ninguém.Este filme está classificado para Maiores de 12 anos, quando é um filme deveras impressionante, e visualmente violento. Embora seja um filme, claro, é baseado numa história verídica.
Mas todo o filme é de uma carga emocional tremendamente exigente e choca-me que um filme assim não receba uma classificação para M/16.

Não percebo o que se passa na cabeça de quem classifica os filmes.

Estive a fazer uma pequena investigação e fiquei ainda mais chocado por ver que na maioria dos países a classificação é também para maiores de 12/13 anos, e apenas na Holanda este é para maiores de 16. Curioso verificar que um dos países mais liberais do mundo (se não for o mais liberal) reserva-se no entanto ao poder de condicionar o seu visionamento a crianças.

1 comentário:

Joana Saramago disse...

quando as criancinhas estão habituadas a chegar da escola e jogar na playstation as coisas mais violentas de espirrar sangue e dar tareias, podem perfeitamente ver filmes de terror. uma coisa suporta a outra.
mas só vai ver quem quer...
eu ainda me lembro de todos os meus amigos terem ido ao cinema ver os Caça-Fantasmas e a minha mãe dizer que não era para a minha idade :D

de resto um filme de terror com exorcistas só pode ser para o público adolescente.

queres filmes com exorcistas, recomendo vivamente El Día de la Bestia, um filme espanhol muito potente de rir do princípio ao fim. :D
procura no IMDB que encontras.. :D
esse sim, é um bom filme com exorcistas!